OBSERVAÇÃO DE OBJETOS DO ESPAÇO PROFUNDO
- Red de Investigacion Rilam
- 13 de ago.
- 2 min de leitura
O Observatório Buenaventura Suárez, localizado no Parque Astronômico La Punta e parte da Universidade de La Punta (UNL) na província de San Luis, oferece um Telescópio Remoto: um instrumento que permite a observação remota de objetos celestes de várias categorias.
O objetivo é disponibilizar os instrumentos disponíveis a pesquisadores, amadores e ao público em geral para uso e controle remotos por meio de conexão à internet. Esses equipamentos são destinados à pesquisa, mas também contribuem para atividades de divulgação em astronomia.
O acesso ao Telescópio Remoto é feito através de nome de usuário e senha, e posteriormente mediante solicitação de agendamento online. Ao acessar a página, o usuário pode visualizar as câmeras conectadas ao telescópio: uma câmera principal e uma câmera instalada na luneta buscadora. Um mapa celeste em tempo real é fornecido para ajudar os usuários a localizar os objetos que desejam observar. Com um computador e uma conexão com a internet, você pode capturar essas imagens, que têm extensão "TIFF" e podem ser convertidas para o formato JPG.
Este conjunto de instrumentos inclui um telescópio com montagem equatorial para rastrear objetos celestes, câmeras que podem ser controladas manual e remotamente, um adaptador que conecta o telescópio à câmera, um disparador remoto e um software de processamento de imagem para processar as imagens. O tempo de exposição depende de vários fatores, incluindo a distância focal da lente ou do espelho, o tipo de montagem da câmera, se ela possui rastreamento e a luminosidade do objeto observado. Tempos de exposição mais longos são necessários para objetos com pouca iluminação; tempos de exposição mais curtos são necessários para objetos com muita luz.


Comentários